Nossa Geografia
03/02/2023
Calçamento Rua das Fruteiras
05/27/2024

Aspectos Culturais

Berço de grandes artistas e terra das melhores festas juninas da Chapada o município de Ipupiara tem muitas manifestações culturais.

Nosso povo, desde antes da sua emancipação político-administrativa já buscava construir nossos costumes e manifestar-se culturalmente ao modo “ipupiarense”.

Fazem parte da cultura do povo do município de Ipupiara, entre outras manifestações, a celebração do padroeiro São João, na sede, e do padroeiro Santo Antonio, na Vila de Ibipetum, além das celebrações dos padroeiros em diversas comunidades.

O São João (na sede) e a festa de Santo Antonio (na Vila de Ibipetum) são atualmente as maiores festas públicas realizadas no município. Tanto que a população se prepara o ano inteiro para participar destes festejos. E das celebrações religiosas como: reisado, novenário, com celebrações de Santas Missas, procissões, cortejos, barracas, leilões e o arraiá da PJ (Pastoral da Juventude) uma grande participação do povo ipupiarense como também dos visitantes.

            Um evento símbolo da cultura do povo ipupiarense que merece destaque é o “Dia do Vaqueiro”. Iniciou em 2010 e há cada ano vem se fortalecendo cada vez mais como um evento cultural muito importante no calendário municipal, atraindo vaqueiros de outros municípios vizinhos.

 Ainda fazem parte do calendário de festas do município de Ipupiara, a comemoração do aniversário da cidade, em 09 de agosto e a Festa de Reveillon, além das festividades que acontecem em várias comunidades do município, por ocasião das festas dos padroeiros.

O município de Ipupiara também é berço de diversos escritores e muitos músicos, merecendo destaque:

Arides Leite Santos – Natural de Ipupiara, onde nasceu e viveu até os 18 anos. É bacharel em Ciências Contábeis e em Direito pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (AEUDF). Fez MPA (Master Public Administration) em Controle Externo pela Fundação Getúlio Vargas. Tem Especialização em Direito Público e Controle pela Universidade de Brasília e Especialização em Direito Constitucional pela Universidade Gama Filho. Coautor da obra coletiva Estado Democrático, Direito Público e Controle Externo – Organizador: José Geraldo de Sousa Júnior; autor dos livros: História dos Batistas em Ipupiara (2009), Tomada de Contas Especial – o exercício do contraditório perante o Tribunal de Contas da União (2014) e Ipupiara e Ibipetum – história de lutas na Chapada Diamantina (2015).

Mário Ribeiro Martins – Escritor, jornalista, professor universitário. Autor de várias obras. Dentre elas: Coronelismo no antigo fundão de Brotas (2010).

Filemon Francisco Martins – Poeta e escritor. Principais livros publicados: Flores do Meu Jardim, entre outros.

Carlos Ribeiro Rocha – Poeta e escritor participante do Anuário de Poetas do Brasil de 1978/1979 e demais.

Jeremias Ribeiro dos Santos – Natural do Município de Gentio do Outro, porém criado em Ipupiara, residiu nesta cidade até o seu falecimento. Tem ainda inédito o livro: “Poetas e Hinos de Louvores”.

Jeremias Ribeiro Filho – Participa do Anuário de poetas do Brasil, tem inédito o livro de trovas “Gotas D’água”.

Carlos Araújo – Obras publicadas: Ibotirama: Capital Céu e Ibotirama e Canções de Agosto; Milagre na Chapada: romanceiro da Chapada Diamantina, livro que fala sobre Ipupiara, cidade onde foi lançado no dia 8 de agosto de 2005, véspera do aniversário de 47 anos de emancipação política do município de Ipupiara. O dono do Santo da Chapada (2007).

Cornélio Leite da Cunha – Embora não tenha publicado nenhum livro, falava fluentemente o Inglês e fez várias viagens aos Estados Unidos como intérprete.

Pedro Antonio dos Santos (popular Pedrinho) – Autor do livro: “História em Versos”.

A Biblioteca Pública Municipal de Ipupiara, um antigo sonho da população, agora realizado, é um importante passo no incentivo a leitura e valorização da cultura no município, inclusive com valorização dos diversos escritores ipupiarenses.

Ipupiara é um dos 26 municípios baianos contemplados com um pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), o qual é um programa articulador entre governo federal e entes federativos que apoia instituições públicas de ensino superior a oferecerem cursos de nível superior e de pós-graduação por meio do uso da modalidade de educação a distância. Implantada em 2007 no município, até o momento os cursos de Graduação em Letras com Inglês, Letras com Português, Geografia e Educação Física. Também já ofertou Licenciatura em: Pedagogia, História e Matemática, bem como Especialização em Estudos Sociais e Humanidades. No polo da UAB funciona também cursos ofertados pelo IFBaiano. Atualmente estão sendo ofertados os cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio: Técnico em Vendas, Secretaria Escolar e Multimeios Didáticos.

Comments are closed.

Pular para o conteúdo