Aspectos Geográficos
Tem fronteira, ao norte, com o município de Gentio do Ouro, ao leste, com Barra do Mendes, ao oeste e ao sul, com Brotas de Macaúbas. O município encontra-se encravado na microrregião de Boquira, mesorregião Centro-Sul Baiano, a 624 km da capital do Estado, Salvador.
A descrição topográfica do município indica que o território é formado por serras, a destacar a Chapada Diamantina, conhecida carinhosamente como “Serra da Carranca”.
A característica do solo é semiárido, e possui vários lagos que compõe a rede hidrográfica do município. Tem o Rio Verde, formador da Barragem de Mirorós, como seu principal rio. O clima pode ser caracterizado como tropical. Sua vegetação predominante é a caatinga, e os minérios encontrados são, principalmente: cristal, barita, manganês e ouro.
A fauna é pequena, havendo pouca caça e pesca. Constitui-se como local de grande atração turística uma lagoa construída de águas diamantinas, conhecida como Lagoa do Carranca, para onde afluem muitas pessoas para apreciar a beleza da região, apenas a 14 km da sede.
A sede está situada a uma altitude de 780 metros acima do nível do mar e a área do município, segundo o Censo 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é de 1 330,200 km².
O território do município é centrado numa região montanhosa. O verde das serras, um misto de vegetação da caatinga e da Chapada Diamantina, realça a paisagem natural, ofertando diversas opções para passeios ecológicos através de trilhas que dão acesso a córregos, reservatórios naturais de água doce e cachoeiras. Um deleite para pessoas que gostam de aventuras em grupo e longas caminhadas seguidas de acampamentos. Ideal também para quem gosta de esportes radicais, escalando serras ou praticando enduros motociclísticos.
Este potencial é fortalecido por outras atrações existentes nas divisas com outros municípios. Falta, no entanto, maiores investimentos dos governos Estadual e Federal, que deveriam estabelecer condições de melhor aproveitamento das riquezas naturais, implantando vias de acesso mais confortáveis e conscientizando moradores e visitantes para a preservação ambiental, transformando todas essas condições em atrativo turístico como alternativa de geração de emprego e renda e garantindo, assim, o desenvolvimento sustentável.
Aspectos Populacionais
Sua densidade demográfica é de 7,9 habitantes por Km². Segundo o censo realizado em 2010, sua população é de 9.385 mil habitantes, tendo expectativa de vida de 72 anos.
Aspectos Sócio-Econômicos
As atividades econômicas do município concentram-se principalmente no comércio, agricultura e criação de animais para abastecimento interno.
Na agricultura a principal atividade é o cultivo de feijão, milho mandioca e palma. Na criação de animais destaca-se o rebanho bovino, caprinos e ovinos destinado, em sua predominância ao abastecimento do mercado local. Conforme registros na Junta Comercial do Estado da Bahia, possui 7 indústrias, ocupando o 138º lugar na posição geral do estado da Bahia e 258 estabelecimentos comerciais, 162ª posição dentre os municípios baianos.